Estabelecer uma rotina é um dos passos mais importantes para conquistar uma boa noite de sono, pois a criança que sabe o que vai acontecer no seu dia costuma ser mais tranquila, colaborativa e isso pode ajudá-la a dormir com mais facilidade.

Podemos entender a palavra rotina como uma sequência de atividades, que deve preferencialmente ser realizada todos os dias, na mesma ordem, em horários parecidos.

Ou seja, não deve ser entendida como algo negativo, engessado ou que traga cobranças, ansiedade e estresse para sua família. Se a rotina ou os horários não estão dando certo na sua casa, eles devem ser reavaliados.

Ter atividades combinadas que aconteçam em horários semelhantes, todos os dias, de preferência na mesma ordem, deve ser algo interessante para todos da família.

Se, por algum motivo, os horários do dia forem afetados por um compromisso mais demorado, um cochilo com duração mais curta, férias ou visitas, não se desespere. Nós não somos máquinas, e fazer do nosso dia algo muito programado com o relógio chega até a ser chato.

A rotina bem estabelecida te ajuda, inclusive, a lidar com essas situações e imprevistos, pois você consegue fazer os ajustes necessários, na medida em que os pais e filhos já estão familiarizados com todas as atividades acontecem no seu dia.

 

Por que é importante ter uma rotina?

Como estabelecer uma rotina de sucesso?

Por onde eu começo?

Pegue papel e caneta e escreva a rotina ideal para sua criança. Registre os melhores horários para as principais atividades (ex: acordar, café da manhã, soneca, almoço, brincadeira, jantar, ir para cama à noite, entre outros).

IMPORTANTE: conheça a necessidade de sono do seu filho, estabeleça horários para cochilo e sono noturno, evite eletrônicos e atividades agitadas depois das 18h (ou pelo menos duas horas antes do horário de ir dormir).

Depois, converse com seu filho, fale sobre a nova rotina e concretize isso para ele.

Para facilitar este processo escrevi o livro infantil “Como Será Meu dia”. Você pode contar a história da rotina de Miguel e ao final convide seu filho a fazer seu próprio quadro de rotina. Conheça o livro clicando aqui ( https://colecaocontocomvoce.com.br/produto/como-sera-meu-dia/)

Geralmente, a partir dos 18 meses as crianças já conseguem entender esse processo e participar ativamente, seja pintando as figurinhas do quadro de rotina ou sugerindo a inclusão de atividades em horários determinados.

Para ajudá-los nessa missão, disponibilizamos um material extra que acompanha o livro. Criem o quadro juntos, como uma brincadeira. E então é só partir para prática!

Coloque o Quadro de Rotina em um local visível da casa e recorra a ele sempre que necessário, para relembrar os combinados e facilitar a transição entre as atividades.

Acredite que cada esforço em estabelecer uma rotina com a sua criança vai valer a pena. Além de melhorar o sono, melhora também a colaboração da criança em suas atividades diárias, como comer, estudar, tomar banho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *